quarta-feira, 4 de setembro de 2013

" auroras - boreal e austral"



A aurora boreal é um dos fenómenos naturais mais incríveis do mundo. Quando as partículas solares carregadas de electricidade colidem com gases atmosféricos, criam um espectáculo natural deslumbrante. As luzes coloridas a "dançar" sobre o céu negro podem ser vistas em vários locais ao redor do globo. Embora nada seja garantido, já que o espectáculo é incerto e difícil de prever, existem locais onde as possibilidades de assistir às luzes do norte são maiores.

O site Travel + Leisure criou uma lista com os 11 melhores lugares para ver as luzes do norte e, em alguns deles, nem precisa sair da cama para assistir ao espectáculo colorido.

aurora boreal
 aurora austral
 
aurora boreal

Desde sempre o homem olhou para os céus e viu padrões: as estrelas formam constelações, as nuvens adquirem formas familiares e até as luzes aurora boreal podem transformar-se em algo ainda mais fascinante.
Foi isso que aconteceu quando o fotógrafo Hallgrimur P. Helgason olhou para o céu em Kaldarsel, na Islândia, e viu estas luzes adquirirem o que parecia ser a forma de um pássaro gigante.
A imagem correu o mundo e, tal como a fotografia da nuvem apelidada de ‘Mão de Deus’ tirada na Madeira, rapidamente se tornou viral.
As auroras boreal (no pólo Norte) e astral (no pólo Sul) são um fenómeno provocado pela colisão entre partículas electricamente carregadas libertadas pelo sol que, ao entrarem na atmosfera terrestre, chocam com o campo magnético do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário