terça-feira, 27 de abril de 2010

" história do Calendário"



Fonte: Enciclopédia Meridiano Fisher, “Astronomia”, de Karl Stumpff – tomo 1 – 1ª edição : Abril de 1965

O cálculo do tempo baseia-se em certas unidades de tempo que desempenham papel importante na vida do homem.
Recorrendo a essas unidades, subdivide-se o decorrer do tempo em determinadas partes; É através da numeração destas que se pode medir a duração de períodos mais longos de tempo.
Tais unidades de tempo naturais são o dia, o mês e o ano.
Inicialmente, o dia era o espaço de tempo, compreendido entre dois nascimentos (ou ocasos ) sucessivos do Sol, pelo que era medida de grande irregularidade.
Nem mesmo o intervalo compreendido entre duas culminações superiores do Sol (isto é, de meio dia ao meio-dia imediato), o «dia solar verdadeiro», é uniformemente longo, razão por que hoje se usa em sua substituição o «dia solar médio», cuja duração é constante e que corresponde à duração média do dia solar verdadeiro.
A forma mais simples do cálculo do tempo baseia-se na numeração progressiva dos dias. G.G. Scaligero (1540 – 1609) propôs em 1581 numerar progressivamente os dias a partir de uma data pré-histórica ( o dia 1 de Janeiro de 4713 a. C., que teria o número de ordem zero).
Esta «data juliana» (J.D. = julianus dies) foi crismada por Scaligero em honra de seu pai Júlio Scaligero: permitiria ela, um fácil cálculo dos intervalos de tempo, enquanto no sistema das datas actuais (dia, mês, ano) é absolutamente necessário ter em consideração o desigual comprimento dos anos e dos meses.
Com base no Julianus dies também é fácil obter o dia da semana: divide-se o número por 7; se o resto é zero, é segunda feira, se é 1, é terça feira, etc.
Por exemplo o dia 1 de Janeiro de 1963 tem a data juliana de 2 438 031: trata-se de uma segunda feira, dado que o resto da divisão é 1.
Segundo o que se estabeleceu em época recente, os dias julianos começam sempre ao meio dia médio do meridiano zero ( 12 h tempo universal --- órbita da Lua); corresponde ao espaço de tempo em que se verifica o alternar-se das várias fases lunares.
O mês sinódico tinha principalmente grande importância entre povos nómadas da Ásia Menor (que guardavam os seus rebanhos durante a noite); ainda hoje este mês de 29,53 dias constitui a base tradicional do calendário dos Hebreus e dos Muçulmanos.
Por sua vez, para os agricultores egípcios, já na antiguidade, era o ano a mais importante das grandes unidades de tempo.
As tentativas para estabelecer uma relação entre ano e mês que pudesse ser utilizada para o cálculo do tempo conduziram na Antiguidade a diversas formas de calendário.
O calendário muçulmano baseia-se ainda hoje no ano lunar de 12 meses sinódicos ( 354 ou 355 dias): o início de cada ano vai sendo sucessivamente 11-12 dias mais cedo e no fim de 32-33 anos percorreu em sentido inverso todas as estações.
O calendário judaico, como de resto também os calendários grego antigo e romano, considerava por sua vez um «ano lunissolar»; o seu comprimento era conciliado com o alternar das estações mediante a introdução periódica de um décimo terceiro mês.
Dado que 235 meses sinódicos completam quase exactamente 19 anos trópicos, ao passo que 19 anos lunares compreendem somente 228 sinódicos, no cálculo do tempo lunissolar devem ser inseridos 7 meses intercalados num ciclo de 19 anos.
Um sistema deste tipo foi introduzido à volta de 440 a.C. pelo grego Meton, que todavia deve ter copiado a ideia dos Babilónicos.
O ciclo de Meton tem, portanto, 12 anos de 12 meses e 7 anos bissextos de 13 meses sinódicos.
O início dos meses, que duravam alternadamente 29 e 30 dias, foi fixado através da observação: o aparecimento da estreitíssima foice da «lua nova» no céu nocturno anunciava o início do mês.

REFORMAS DO CALENDÁRO

Os Romanos herdaram dos Gregos o ano lunissolar, mas, dado que estes utilizavam de maneira muito arbitrária as regras que regulavam a introdução dos meses intercalados, o calendário romano encontrava-se em condições desastrosas no tempo de César.
Por sugestão do sábio grego Sosigenes (século I a.C.), Júlio César (100-44 a.C), realizou no ano 46 a.C. a reforma do calendário que dele recebe o nome de juniana; baseia-se ela no comprimento do ano, determinado mediante observações astronómicas pelos Egípcios, que é de 365 dias e 1/4 .
Por outro lado, o ano egípcio tinha 365 dias, é por esta razão que, após 1460 anos (período sotíaco), o início do ano, depois de percorrer ao contrário todas as estações, vinha a estar de acordo com a natureza.
Júlio César teve em consideração o excesso de 1/4 de dia e a cada três anos normais de 365 dias fez seguir um bissexto de 366 dias.
Os anos foram divididos em doze meses, cujo comprimento médio era pouco superior ao de um mês sinódico; perdeu-se assim a íntima relação do calendário com o ciclo da Lua.
O início do ano (no princípio era em 1 de Março). Foi fixado no dia 1 de Janeiro, data em que os cônsules assumiam normalmente o seu cargo. Remontam igualmente à época romana os nomes e as durações actuais dos meses.
Os meses de Julho (Julius) e Agosto (Augustus), inicialmente denominados por (Quintilis) e (Sextilis), dado que eram o quinto e o sexto mês do antigo calendário, receberam os seus nomes em honra de Júlio César e do seu sucessor Augusto.
O ano juliano de 365,25 dias é ligeiramente mais longo do que o ano trópico (365,24220 dias). No decurso dos séculos, o início da Primavera deslocou-se pouco a pouco até provocar antecipação sensível.
Este erro tinha já atingido 10 dias no século XVI.
Em 1582, o papa Gregório XIII, de acordo com os mais importantes astrónomos do seu tempo, realizou nova reforma do calendário; esta impôs-se imediatamente nos países católicos, mas só com atrasos em parte consideráveis nos países protestantes: por exemplo,
Em Inglaterra só foi introduzido em 1752 e na Suécia em 1844.
A reforma gregoriana do calendário continha as seguintes prescrições:

1. Ao trazer o início da Primavera para 21 de Março, que a errónea duração do ano no calendário antigo tinha feito antecipar para 11 de Março, fez-se seguir imediatamente: a 4 de Outubro de 1532 o dia 15 de Outubro;

2. Todos os anos cujo número de ordem é divisível por 100, mas não por 400 (portanto os anos de 1700, 800, 1900, 2100, etc.), não deviam no futuro ser anos bissextos.

Assim, o comprimento médio do ano foi reduzido para 365,2425 dias.
A diferença existente entre este ano gregoriano e o ano trópico é tão pequena que só chega a cerca de um dia por cada período de 3300 anos.
Propostas recentes para nova reforma do calendário não dizem tanto respeito às regras a seguir para determinar os anos bissextos como por sua vez à oportunidade de eliminar certas desvantagens do calendário gregoriano, como, por exemplo, o comprimento irregular dos meses e a mobilidade da festa pascal, com todas as festas cristãs que com ela estão relacionadas.
Propôs-se assim fixar em 31 dias o comprimento do primeiro mês de cada trimestre (Janeiro, Abril, Julho e Outubro) e em 30 dias o dos outros meses; além disso, adicionar um dia 31 de Junho nos anos comuns e introduzir também nos anos bissextos um dia 31 de Dezembro, sem designação do dia da semana.
O primeiro dia de cada trimestre deveria ser domingo e a cada data corresponderia um dia da semana fixado uma vez para sempre.
A Páscoa coincidiria todos os anos com o domingo 8 de Abril, data que está no meio do intervalo que compreende as possíveis datas pascais segundo o actual calendário ( do dia 22 de Março até ao dia 25 de Abril).
Uma das grandes desvantagens desta e de outras semelhantes propostas de reforma do calendário está na destruição da semana, o que significa a interrupção de tradição milenária.

ERAS CRONOLÓGICAS

A numeração dos anos a partir do nascimento de Cristo foi proposta em 525 pelo abade Dionísio, O Pequeno.
Desde então ela impôs-se pouco a pouco no Ocidente cristão. O momento inicial deste cálculo do tempo, isto é, da chamada «era cristã», é talvez posterior quatro a sete anos à data do nascimento do Redentor.
Paralelamente a este sistema de numeração dos anos, existiram no decurso dos séculos, e existem ainda hoje, numerosos outros sistemas (eras).
Ptolomeu, no seu Almajesto ( ----teoria dos epiciclos), utiliza uma era que começa com a ascensão ao trono do rei de Babilónia Nabonassar (747 a. C.).
Imitando os outros povos da Antiguidade, os Romanos calculavam os anos a partir da data em que cada imperador ou cada cônsul assumia a seu cargo; existia, além disso, um cálculo de tempo ab urbe condita, isto é, a partir da fundação de Roma (753 a.C.).
Os Muçulmanos numeram os seus anos lunares a partir da data da fuga de Mafoma para Medina (622 d.C.).
Os Hebreus tinham diversas eras, entre as quais a que se iniciava com a «criação do mundo»; com base em estudos teológicos, foi ela fixada no ano 3761 a.C.
As modernas tentativas para substituir a era cristã por outras eras faliram sempre e com rapidez: tal sorte coube à numeração dos anos a partir do início da 1ª Revolução Francesa e em Itália, no período entre as duas grandes guerras, à era fascista.
Nos cálculos dos historiadores falta o ano zero, pois ao ano 1 a.C. segue imediatamente o ano 1 d. C.
Trata-se de costume que poderia provocar erros com facilidade quando se quer calcular períodos de tempo decorridos entre datas anteriores e sucessivas ao nascimento de Cristo.
Os astrónomos preferem introduzir o ano zero (= 1 a. C.) e usar os números negativos para os anos precedentes [ 2 a.C. = -1; em geral, n a. C. = -n-1)].
Assim ,por exemplo , o 2000º aniversário da morte de César foi em 15 de Março de 1957, pois que o ano 44 a.C. (segundo a numeração dos historiadores) equivale ao ano -43 (segundo o cálculo dos astrónomos): de acordo com as regras da álgebra 1957 – (-43) = 1957 + 43 = 2000.
Aceitando uma proposta de F.W. Bessel, os astrónomos fixam o início do ano trópico na data em que o Sol médio ( ---- tempo e medida do tempo) atinge a ascensão recta de 280º = 18h 40m. Esta data, início do « ano fictício», coincide sempre aproximadamente com o início civil do ano. Além disso, essa data é definida de maneira universal, ao passo que o início civil do ano da longitude geográfica do local.

A DATA DA PÁSCOA

Segundo as regras do Concílio de Niceia (325 d. C.) e pela tradição, a festa pascal deve ser celebrada no Domingo seguinte ao primeiro plenilúnio da Primavera, ou seja, a Páscoa será no Domingo a seguir à fase da Lua Cheia depois do começo da Primavera.
O cálculo rigoroso da data pascal é difícil, pois exige conhecimento exactíssimo do complicado movimento da Lua.
Na época cristã antiga eram utilizados diversos processos para a determinação daquela data: Estes (sobretudo após a cisão que fez aparecer as Igrejas do Ocidente e do Oriente) conduziram a consideráveis divergências.
Hoje calcula-se a data da Páscoa com base em teoria simplificada da Lua, na qual se consideram as irregularidades mais importantes do movimento lunar (----órbita da Lua): só em excepcionais casos os resultados se afastam dos do cálculo rigoroso.
Damos em seguida, sem reproduzir a complicada demonstração, a regra simples apresentada por C.F. Gauss (1777-1855). Para o cálculo da data da Páscoa no calendário gregoriano (a partir de 1583). Seja A o ano do intervalo, e m e n números que variam ao longo do tempo a seguinte tabela: A =[ 1583 - 1699]; m=22; n=2
=[ 1700 - 1799]; =23; =3
= [1800 - 1899]; =23; =4
= [1900 - 2099]; =24; =5
= [2100 - 2199]; =24; =6
Se se indica o resto das divisões de A por 19, por a, de A por 4, por b, de A por 7, por c, de (19a+m) por 30, por d, e de (2b+4c+6d+n) por 7, por e, a Páscoa será o dia (22+d+e) de Março, ou o dia (d+e-9) de Abril.
Para os casos limites existem ainda as seguintes regras adicionais:

1. O dia 26 de Abril deve ser sempre substituído por 19 de Abril;
2. O dia 25 de Abril deve ser substituído por 18 de Abril se d = 28, e = 6 e a superior a 10. No século XX estas regras adicionais são usadas somente duas vezes: a primeira regra em 1981 e a segunda em 1954.
cálculo da data da Páscoa no calendário gregoriano, segundo C.F. Gauss (1777-1855),

Determinação da regra simples apresentada por C.F. Gauss (1777-1855), para o cálculo da data da Páscoa no calendário gregoriano (a partir de 1583). Seja A o ano do intervalo, e m e n números que variam ao longo do tempo a seguinte tabela: A =[ 1583 - 1699]; m=22; n=2

=[ 1700 - 1799]; m=23; n=3
= [1800 - 1899]; m=23;n =4
= [1900 - 2099]; m=24; n=5
= [2100 - 2199]; m=24; n=6

Se se indica o resto das divisões de A por 19, por a, de A por 4, por b, de A por 7, por c, de (19a+m) por 30, por d, e de (2b+4c+6d+n) por 7, por e, a Páscoa será o dia (22+d+e) de Março, ou o dia (d+e-9) de Abril.

Para os casos limites existem ainda as seguintes regras adicionais:
1. O dia 26 de Abril deve ser sempre substituído por 19 de Abril;
2. O dia 25 de Abril deve ser substituído por 18 de Abril se d = 28, e = 6 e a superior a 10. No século XX estas regras adicionais são usadas somente duas vezes: a primeira regra em 1981 e a segunda em 1954.

Por exemplo: Qual o dia e mês de Páscoa  para o Ano 2018

Consultada a tabela acima referenciada temos:
A =[1900 - 2099]; m=24; n=5
2018 / 19 = 106 resto 4   por  a)
2018 / 4 =  504 resto 2    por b)
2018 / 7 = 288 resto 2  por c)
(19a + m) / 30 = (19x4 + 24) / 30 = (76+24) / 30 =100 / 30 =33 resto 7 por d)
(2b+4c+6d+n) / 7= (2x2+4x2+6x7+5) / 7 = (4+8+42+5) / 7 = 59 / 7 =8 resto 3 por e)
 Para o ano de 2018 a Páscoa será(22+d+e) de Março  (22+7+3) = 32. O mês de Março tem 31dias, 32   não serve, ou  ( d+e - 9 ) = (7+3 -9 ) = (10-9) =1 de Abril

Muito importante:

História do Calendário

O CALENDÁRIO
E a sua evolução em Portugal
 Introdução Calendário, é o sistema de medição do tempo que se necessita para a vida civil, dividindo o tempo em dias, semanas, meses e anos. As divisões do calendário estão baseadas nos movimentos aparentes do sol e da lua.. Um dia é a média de tempo necessária para uma rotação da terra no seu eixo. O ano está baseado no tempo necessário para uma rotação da terra à volta do sol, e é chamado o ano solar. Um ano solar ou trópico tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,5 segundos.

O mês era calculado pelos povos antigos como o tempo entre duas luas cheias, ou o número de dias necessários para que lua desse uma volta ao redor da terra. ( 29,5 dias ).Esta medida chamada de mês lunar, resultava num ano lunar ( de 12 meses ) de 354 dias, 11 ¼ dias mais curta que o ano solar. A semana deriva da tradição Judia-Cristã, de descansar ao sétimo dia. Os romanos davam aos dias da semana, nomes em honra do sol, da lua e de vários planetas

Calendários antigos 
Hammurabi
Cerca de 238 AC, o rei Ptolomeu III ordenou que um dia extra fosse adicionado de cada 4 em 4 anos, similar ao moderno ano bissexto. Na antiga Grécia utilizou-se um calendário de ano lunar de 354 dias.Os antigos babilónios tinham um calendário lunar de 12 meses lunares de 30 dias cada, e adicionavam meses extras quando necessitavam acertar o calendário com as estações do ano. Os antigos egípcios foram os primeiros a substituir o calendário lunar pelo solar, baseado no ano solar.
Mediam o ano solar em 365 dias, divididos em 12 meses de 30 dias cada, com 5 dias extras no fim. 
Os gregos foram os primeiros a intercalar meses extras com base científica, adicionando meses em intervalos específicos do ciclo dos anos solares.

O Primitivo Calendário Romano

O primitivo calendário da cidade de Roma, era um calendário lunar, e tinha 304 dias, divididos em dez meses, desde Março a Dezembro. O ano começava em 1 de Março. É atribuído a Rómulo. Numa Pompilius, que por tradição foi o segundo rei de Roma ( 715-673 BC ? ), acrescentou lhe mais dois meses, Janeiro e Fevereiro, para um ano de 354 dias. Em ( 616-579 BC ) o etrusco Tarquinius Priscus , por receio supersticioso dos meses com números pares, deu um dia mais a Janeiro, e sistema passou a ser de um ano com doze meses e 355 dias. 
Janeiro tinha 29 dias, Fevereiro tinha 28 dias, Maio, Julho e Outubro 31 dias, Janeiro, Abril, Junho , Agosto , Setembro, Novembro e Dezembro 29 dias. Mais tarde Júlio César, numa reforma aconselhada pelo astrónomo alexandrino Sosígenes, adoptou um calendário com 365,25 dias no ano trópico, que mesmo assim era maior que o ano solar em 11m e 14seg. Isto dava um erro de 3 dias em cada 400 anos.
Desta forma, atribuiu 445 dias ao ano de 46 A.C., para reajustar o ano civil ao solar. A diferença de 6 horas entre o ano solar e o ano civil ( na altura ) era ajustado de 4 em 4 anos, no mês de Fevereiro, dia 24, repetindo esse dia. Estes anos de 366 dias, chamam-se bissextos, porque os latinos chamavam ao dia 25 de Fevereiro "bi-sextus kalendas Martii" quando este tinha 29 dias. O começo do ano, passou nesta altura, de 1 de Março para 1 de Janeiro. 
Mudou-se também o nome do quinto mês do ano "quintilius" para Julho ( Julius )em homenagem a Júlio César, e mais tarde o sexto mês "sextilius" passa para o que hoje é Agosto ( Augustus )em homenagem a Octávio César Augusto.

O Calendário na Península Ibérica
Dama de Elche
É a chamada era de Espanha comemorando a conquista definitiva da península pelos romanos e a introdução nela do calendário Juliano. Procede 38 anos ao ano de nascimento de Cristo Na Península Ibérica vigorou desde o século V, a chamada ERA de Espanha ou Hispânica, Gótica, de Augusto ou de César, usada nos mais antigos documentos dos arquivos portugueses, sob as formas sub era ou in era Começava no dia 1 de Janeiro do ano 38 A.C., ano 716 da fundação de Roma. 
O primeiro da era cristã coincide com o ano 39 da era de Espanha. Para converter, pois, a era de Espanha ou de César, à do Nascimento é preciso tirar daquela 38 anos.
Decreto Régio de D.João I
Em Portugal, o decreto Régio de D. João I, em 22 de Agosto do ano da Era Juliana de 1460, ordenou que daí em diante se passasse a usar o ano do nascimento de Cristo como ano do começo ou referência, substituindo assim a era de César. Assim, o dia a seguir ao decreto régio, deixaria de ser o: 
16 de Agosto de 1460 Era Juliana para ser o
16 de Agosto de 1422 Era de Cristo
Ano do Nascimento ou "ANNO DOMINI". Esta mudança já tinha sido efectuada em Aragão em 1350, Leão e Castela em 1383. Esta Era Cristã usada pela maioria dos povos ( Europeus ), fixada em 25 de Dezembro do ano do Nascimento de Cristo, ou seja o ano 753 da fundação de Roma. 

D.João I
No entanto nos séculos XIV, XV e XVI usaram-se indiferentemente as datas de 25 de Dezembro ou de 1 de Janeiro para começo do ano , embora esta última tivesse predominado. Contudo o hábito de utilizar a era Juliana ou Hispânica persistiu durante décadas e ainda Zurara a menciona na CRÓNICA DA TOMADA DE CEUTA dando-lhe a data de 1453 ( 1415 DC ). Em alguns documentos portugueses encontra-se também a era - anno a Passione - cujo ponto de partida é posterior 33 anos à era cristã. Até ao século XIV o ano novo começava em 25 de Março ( Anunciação ). Era ou estilo da Incarnação ou Anunciação. Foi também adoptada na Idade Média, algumas vezes, a era ou estilo da Páscoa, variável pela mobilidade desta festa. A Era ou estilo da circuncisão começava no dia 1 de Janeiro.
Deve-se portanto ter,. cuidado na atribuição do ano aos documentos ou datas gravadas dos séculos XV e XVI, datados entre 25 e 31 de Janeiro, que o indicam muitas vezes acrescido de uma unidade em relação ao estilo actual . Só com a Reforma Gregoriana ( 15 de Outubro de 1582 ) se estabeleceu o 1 de Janeiro para começo do ano. Em alguns documentos dos arquivos portugueses foi também usada a Hégira ou ano arábico, que começa em 622 do ano de Cristo, data da fugida de Mahomed de Meca para Medina.

Calendário Gregoriano 

Para corrigir o erro, entre o ano solar e ano civil, que no ano de 1582 (D.C.) já era de 10 dias, ( o equinócio da Primavera que deveria ser em 21 de Março de 1582 ocorreu em 11 de Março ) o Papa Gregório XIII, pela sua Bula Inter Gravissimas de 24 de Fevereiro de 1582, ordenava a reforma do Calendário, para um ano trópico de 365,2425 dias. 
Nesta reforma os anos bissextos sucedem-se de 4 em 4 anos ( Fevereiro com 29 dias ). Todos os anos seculares são anos normais, ( 1.700, 1.800, 1.900 ) excepto os divisíveis por 400 ( 1.600, 2.000 ) que são ou serão anos bissextos. Para se conseguir a devida correcção, o dia a seguir a 04 de Outubro de 1582 ( quinta-feira), foi o dia 15 de Outubro de 1582 ( sexta-feira).
o Papa Gregório XIII
Desta maneira a diferença entre o ano civil e o natural ( solar ) não atingirá um dia em menos de 5.000 anos. O Calendário Gregoriano é também chamado Calendário Cristão porque considera a data do nascimento de Cristo como a data de começo. As datas da Era Cristã, são também designadas pr AD ( anno Domini ) e DC ( depois de Cristo ). No entanto o nascimento de Cristo originalmente dado para 25 de Dezembro, 1 DC, é hoje assumido como em 4 AC. 
A aprovação desta Reforma foi imediata ( 04 de Outubro de 1582 ) em Portugal, Espanha e Roma. Em França e Holanda foi aprovada em Dezembro de 1582. Na Áustria em 1583, nos Estados Católicos de Alemanha e Suíça em 1584, na Polónia em 1586. Foi aprovada na Hungria em 1587 e em 1700 pelos Estados protestantes de Alemanha e Suíça. Foi aprovada na Inglaterra e Suécia em 1757, em 1918 na U.R.S.S., em 1923 na Grécia e na Turquia em 1923.

O calendário Juliano

No ano 46 a.C. Júlio César (Gaius Julius Cesar, 102-44 a.C.), orientado pelo astrónomo alexandrino Sosígenes (90-? a.C.), reformou o calendário romano, para uniformizar os calendários diferentes usados pelos territórios ocupados pelos romanos. Introduziu o Calendário Juliano, de doze meses, no qual a cada três anos de 365 dias seguia outro de 366 dias (ano bissexto). Assim, o ano juliano tem em média 365,25 dias.
Para acertar o calendário com a primavera, foram adicionados 67 dias àquele ano e o primeiro dia do mês de Março de 45 a.C., no calendário romano, foi chamado de 1 de Janeiro no calendário Juliano. Este ano é chamado de Ano da Confusão.
As principais reformas são: o início do ano passa de 1º de Março para 1º de Janeiro; os meses passam a ter 30 e 31 dias intercalados (excepto Fevereiro); quintilis e sextilis ficam com 31 dias porque têm nome de imperadores; o 13º mês, mercedonius, é suprimido.

O calendário egípcio

Primeiro calendário da história da humanidade e começa com a enchente anual do rio Nilo. Surge por volta de 3000 a.C. O ano tem 365 dias, divididos em 12 meses de 30 dias e mais cinco dias extras, dedicados aos deuses.
Os egípcios são os primeiros a utilizar um calendário solar , embora os 12 meses de 30 dias sejam de origem lunar. O ano tem 365 dias - e 6 horas a menos que o ano solar, o que significa atraso de um dia a cada quatro anos.
Havia três estações determinadas pelo fluxo do rio Nilo: Cheias (akket); Semeio (pert) e Colheita (shemu). A relação entre as estações definidas pelo Nilo e as estações naturais era feita pelo nascer heliacal da estrela Sirius, conhecida dos egípcios pelo nome de Sothis. A primeira aparição da estrela no céu da manhã, depois da sua conjunção com o sol determinava o início da contagem das estação das Cheias.
O calendário egípcio foi reconhecido pelos astrónomos gregos e tornou-se o calendário de referência da astronomia por muito tempo. Copérnico usou-o para construir suas tábuas da lua e planetas. Já no ano 238 a.C., o Rei Ptolomeu III tentou acrescentar um dia extra ao calendário a cada 4 anos, como no ano bissexto actual. No entanto sua proposta não teve eco. Somente entre 26 a.C. e 23 a.C., a modificação é realizada, sob o império romano na mão de Augusto que introduziu tal modificação no calendário.
O ano egípcio de 23-22 AC possui o mês correspondente a Agosto com 30 dias. A partir de então, este mesmo mês voltou a possuir 29 dias salvo nos anos bissextos, quando tinha um dia a mais. Esse novo calendário passou a se chamar Alexandrino.
Esta reforma não foi aceita integralmente e os dois calendários permaneceram paralelos até pelo menos 238 dC. Os astrónomos e astrólogos mantiveram a notação antiga. Ptolomeu usava-o, salvo no tratado de fenómenos anuais em que o novo calendário tinha mais conveniência.
Os persas adoptaram o antigo calendário egípcio em 500 aC. Não é bem certo se foi adoptado exactamente ou com modificações. Os arménios ainda o adoptam. Os três últimos meses do calendário arménio correspondem exactamente aos três primeiros do antigo calendário egípcio. Em seguida vêm os cinco dias finais, característicos deste.
O calendário alexandrino é ainda usado na Etiópia, na igreja Cóptica e para fins de agricultura no moderno Egipto e vizinhos do norte da África.

O primeiro calendário romano 

O primeiro calendário romano foi criado por Rômulo em 753 a.C., ano de fundação de Roma, baseado no calendário egípcio. Era um calendário lunar, e tinha 304 dias, divididos em dez meses, dez meses lunares, seis de 30 dias e quatro de 31, desde Março a Dezembro. O primeiro mês é o Martius (Março) e adopta a meia-noite para início do dia. Numa Pompilius, que por tradição foi o segundo rei de Roma (715-673 BC ?), discípulo de Pitágoras, reconhece a necessidade de se instalar um calendário com base astronómica. Elabora um calendário solar composto de 355 dias distribuídos em 12 meses.
Supersticioso, considerava os dias pares azarados. Por isso, diminuiu um dia dos seis meses de 30 dias. Aos seis dias juntou mais 51, formando dois novos meses.
Januarius, com 29 dias, é colocado sob a protecção de Janus, o deus da paz, representado por duas faces, uma olhando para o passado (fim do ano) outra para o futuro (ano novo).
Februarius, com 28 dias, azarado por ser número par, é dedicado ao deus da purificação dos mortos, Februa. Sua denominação faz referência à "febre", é o mês das doenças, considerado de mau agouro.
Assim, o ano fica com 355 em vez de 354, que era o valor do ano lunar, para evitar o suposto azar de um número par. A cada dois anos, há um 13º mês, Mercedonius, com 22 ou 23 dias.
Os anos no calendário romano eram chamados de A.U.C. (ab urbe condita), a partir da fundação da cidade de Roma. Neste sistema, o dia 11 de Janeiro de 2000 marcou o ano novo do 2753 A.U.C.
O imperador Júlio César reforma o calendário romano criando o calendário Juliano.

O calendário chinês 

O calendário surgiu com o terceiro herói cultural, Huang-ti, o Senhor Amarelo ou Senhor Augusto. Foi introduzido em 2.637 a.C., baseado nas fases da lua e, posteriormente, no ano lunissolar de 12 meses. Cada mês pode ter 29 ou 30 dias e o ano tem 354 ou 355 dias. 
Comporta dois ciclos: um de 12 anos (354 ou 355 dias, ou 12 meses lunares) e um de sete anos (com anos de 383 ou 384 dias, ou 13 meses). Os chineses inserem meses adicionais em intervalos fixos para resolver a diferença entre o ano solar (365 dias) e o ano lunar (354 dias). O ano novo começa sempre em uma lua nova, entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro.
Signos do calendário chinês
O calendário chinês é um dos mais antigos registros cronológicos que há na história dos povos. E com o calendário, onde cada ano recebe o nome de um dos 12 animais: galo, cão, porco, rato, búfalo, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cobra e macaco, surgiu o horóscopo chinês, os 12 signos animais ou subdivisões do mundo (que formam o Astral Chinês).
Os anos do Dragão repetem-se a cada 12 anos. O ano do Dragão Dourado ocorre uma vez a cada 3000 anos (ocorreu no nosso ano 2000) e é suposto trazer a harmonia completa dos cinco elementos da filosofia chinesa (metal, madeira, água, fogo e terra), o que se reflectiria em um sentimento de felicidade para todos. 

Calendário azteca

O calendário azteca era basicamente igual ao dos maias. O ano possuí início no solstício de Inverno com um ciclo de 18 meses de 20 dias cada e mais um curto período, ou mês diminuto de 5 dias.
 Com 104 anos comuns tinha-se um grande ciclo no qual intercalavam 25 dias.

Zodíaco do Calendário Azteca
Essa exactidão do ciclo de 260 anos sagrados em relação ao exacto movimento do Sol, possuía uma diferença de apenas 0,01136 de dia, ou seja, um pouco mais de um centésimo de dia.
O calendário azteca dava aos dias nomes próprios que correspondiam a números de ordem no decorrer do mês. Os dias corriam de 1 a 20, e os festivais eram comemorados no último dia do mês.
A escrita da data informava o ano em curso, o número e o nome do dia, sem mencionar o dia do mês e o próprio mês. Para citar umaO ocorrência de longa duração, os aztecas informavam apenas o ano em curso.
Os meses no calendário azteca eram 18, totalizando 360 dias, mais cinco dias suplementares, denominados Nemotemi ou"dias vazios"

O calendário Babilónico

É um dos calendários mais antigos, compreende 12 meses lunares (divididos em quatro semanas), de 29 ou 30 dias cada um, cujo início é assinalado pelo aparecimento da lua nova.
O ano tem 354 dias, 11 dias a menos que o ano solar. Ao fim de três anos há um desfasamento de cerca de um mês em relação ao ano solar. Para resolver essa diferença foi acrescentado um mês complementar (13º mês) ao final de cada período de três anos
O mês suplementar é introduzido após elul ou adar, conservando o mesmo nome seguido da indicação de segundo.
Para determinar a época de acrescentar o mês complementar, observava-se o nascer de determinadas estrelas e constelações. Muitas observações causavam erros.
Chegou-se a colocar dois meses suplementares no mesmo ano.
Em cerca de 480 a.C., os babilónios adoptam um ciclo de 19 anos, no qual introduzem os meses complementares em sete anos. Dessa forma conseguem maior concordância entre o ano lunar e o solar.

O calendário Muçulmano

Baseado no ano lunar de 354 dias, 355 nos anos abundantes, com 12 meses de 29 ou 30 dias intercalados. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar. Para ajustar essa diferença, num ciclo de 30 anos, 11 anos são abundantes, com 355 dias (e o restante, 19 meses, tem 354).
O ano 1 é a data da Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de Julho de 622.
Os muçulmanos consideram o pôr-do-sol o começo de um novo dia. O dia santificado é a sexta-feira.
Para fazer uma aproximação entre os anos muçulmanos e gregorianos:
tira-se 622 (ano da Hégira) do ano em curso
multiplica-se o resultado por 1,031 (número de dias do ano gregoriano dividido pelo número de dias do ano lunar).

Exemplo: 2008 - 622 = 1386
1386 x 1,031 = 1429.

O calendário judaico

O calendário judaico, diferentemente do gregoriano, é baseado no movimento lunar. Onde cada mês se inicia com a lua nova (quando é possível visualizar o primeiro reflexo de luz sobre a superfície lunar. Antigamente o calendário era determinado simplesmente por observação.
O grande problema com o calendário lunar é que se compararmos com o calendário gregoriano, temos em um ano solar 12,4 meses lunares, o que ocorre uma diferença a cada ano de aproximadamente 11 dias, para compensar esta diferença, a cada ciclo de 19 anos acrescenta-se um mês inteiro (Adar II).São acrescidos no terceiro, sexto, oitavo, décimo-primeiro, décimo-quarto, décimo-sétimo e décimo-nono anos desse ciclo.

Início da contagem

O início da contagem do calendário judaico se refere à criação do mundo.
Os meses do calendário judaico
O primeiro mês do calendário judaico e o mês de Nissan, quando temos a comemoração de Pessach. Entretanto, o ano novo judaico ocorre em Tishrei (quando é acrescentado um número ao ano anterior).
O calendário Incaico
Não há muita documentação precisa sobre o calendário incaico, já que essa cultura passou por maior destruição por parte dos conquistadores. O conhecimento preciso das constelações levou a impressionantes semelhanças com as figuras usadas pelos criadores do Zodíaco para representá-las, e com os signos zodiacais
O observatório de Cuzco era o responsável pela base do calendário incaico: possuía oito torres voltadas para o nascente e outras oito apontando para o poente, com alturas desiguais (duas pequenas intercaladas entre duas bastante altas). Sua sombra projectada no terraço ao redor permitia aos observadores imperiais definir a exacta situação dos solstícios, enquanto as colunas zodiacais (curiosamente semelhantes ao zodíaco caldeu) permitiam definir os equinócios.
Essa exactidão do ciclo de 260 anos sagrados em relação ao exacto movimento do Sol, possuía uma diferença de apenas 0,01136 de dia, ou seja, um pouco mais de um centésimo de dia.
O calendário azteca dava aos dias nomes próprios que correspondiam a números de ordem no decorrer do mês. Os dias corriam de 1 a 20, e os festivais eram comemorados no último dia do mês.


Bibliografia Enciclopédia Portuguesa ou Brasileira - Dicionário da História de Portugal - Joel Serrão Manuais de Cronologia e DiplomáticaL’ Art de véréfier les Dates - Manuel de Diplomatique - A.Giry Que dia é hoje ( Internet)

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