quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"grande viagem de Bartolomeu Dias e João Infante " o " Cabo das Agulhas"


 viagem da guarnição do navegador  Bartolomeu Dias reconstituição por autor anónimo 

África planisfério dito Cantino 1502

Por: Eric Exelson

Logo que os sobreviventes da expedição de Diogo Caão chegaram a Portugal, o rei  mandou preparar outra armada para continuar a exploração marítima nomeou  Bartolomeu Dias para continuar o empreendimento. 

A armada composta por três navios: duas caravelas de cinquenta tonéis, a São Cristóvão e a São Pantaleão, e uma naveta de mantimentos.

Da  caravela São Cristóvão, foi capitão o comandante da armada Bartolomeu Dias, como piloto Pêro de Alenquer e por mestre de apelido Leitão; a caravela São Pantaleão  capitaneada por João Infante por  piloto Álvaro Martins, e como mestre João Grego; a naveta  sob as ordens de Diogo Dias (irmão de Bartolomeu Dias), o piloto o célebre João Santiago, contando com os serviços do mestre João Álvares e do escrivão Fernão Colaço

A armada da guarnição de Dias, deixou o rio Tejo a 05 de Agosto de 1487.

A pequena frota fez escala em São Jorge da Mina e depois seguiu a costa reconhecida e traçada pela guarnição de Diogo Caão.

caravela Boa Esperança

Lançando ferro numa baía abrigada, "Angra das Aldeias", Porto Alexandre, Tombua, Angola, Dias, transferiu mantimentos para as caravelas e seguiu para o Sul, deixando 9 (nove) homens na naveta, bem como os indígenas levados para Portugal  pela guarnição de Diogo Cam.
baía da Tombua, Porto Alexandre, Angola

Para além do último padrão erguido por Diogo Caão [Cam]e para lá da Serra Parda, as caravelas navegaram com terra à vista.

O próximo nome que aparece no mapa anónimo português de 1502, dito de Cantino, é a "Terra de Santa Bárbara", que se presume ter sido baptizado no dia 4 de Dezembro de 1487.
A seguir vêm os nomes de Praia das Pedras, o Monte da Praia e o Ponto de Ug, que talvez queira significar Ag, dado que se celebrava o dia de Santo Agatão a 7 de Dezembro.
baía e praia das pedras, Namíbia -22º 43' lat. Sul e 14º 45' long. Este  

A Praia das Verdes foi provavelmente situada na foz do Rio Swakops.
  rio Swakops.

É impossível localizar a Praia das Aves, a Praia das Malhas e a Enseada Branca
praia das Aves

 O Golfo de Santa Maria da Conceição, baptizada a 8 de Dezembro, é provavelmente o Walvis Bay de hoje.

 Walvis Bay 

Dias, deu nomes à Ponta do Salrão, à Terra da Roca e, no dia 21 de Dezembro, ao Golfo São Tomé, que hoje pode ser Spencer Bay.
 Spencer Bay.

Devido ao vento e à corrente do Sul, que são normais, naquela época do ano, a viagem tornou-se muito lenta.
Hotentot Bay

Dias baptizou a Coleta dos Três Irmãos e o Golfo de Santa Vitória, provavelmente o Hotentot Bay de hoje, enquanto uma ilha, perto da costa indicada no mapa, é a ilha de Ichabo.

O historiador quinhentista João de Barros, afirmou que na Angra dos IlhéusDias deixou em terra uma negra.

Adiantou que eram quatro as negras da Guiné que tinham seguido com a expedição, para serem deixadas em terra, bem vestidas e com instruções para cantar os louvores de El - Rei D. João II, dar a entender que esse rei estava à procura do caminho para a Índia e esperava entrar em contacto com o Prestes João.

Cada uma levava amostras de ouro, prata e de especiarias e tinha de perguntar aos indígenas se havia tais produtos nas redondezas.

Dias, deixou a segunda negra na Angra das Voltas.

Segundo Barros, esta Angra recebeu este nome por causa do número de vezes que os barcos foram obrigados a bolinar.

É provável que soprasse um forte vento do Sul e que tivesse dificuldade em bolinar para entrar na baía, mas uma vez lá dentro, ficou cinco dias à espera que o vento abrandasse.

 foz do rio Orange

Dias e os seus homens não viram a foz do Rio Orange – supõe-se que as chuvas estivais ainda não tivessem começado. – mas, um proeminente alcantil a oito quilómetros a Sul daquele rio, ainda hoje ostenta o nome de Voltas, provavelmente uma reminiscência da Volta das Angras que aparece no mapa de Martellus.
 foz rio Orange e Angra das Voltas?

O Golfo de Stº Estêvão, é a  Elizabeth bay e no dia 31 de Dezembro a terra de S. Silvestre.
 Elizabeth Bay 

Sul de Elizabeth bay, Namíbia

O Morro da Pedra das cartas primitivas é provavelmente a colina de Roodewall, a Sul da Baía de Hondeklip, e a Lombada da Pena pode ser a Kamiesberg.

foz do rio Olifant
O Rio Infante, que se supõe ter sido baptizado assim por, ou em honra de João Infante, capitão da segunda caravela “Pantaleão”, era a foz do Rio Olifant.

A Serra dos Reis, assim baptizada no dia 6 de Janeiro de 1488, era provavelmente a montanha de Matsikama.
cidade do Cabo, África do Sul

Dias, afastou-se da costa depois de passar a Serra dos Reis.
segundo Eric Exelson, itinerário marítimo da guarnição de Bartolomeu Dias 

Segundo Barros, os barcos navegaram durante treze dias, com ventos em popa e com apenas metade das velas içadas, através de mares frios e tempestuosos

Mas, em pleno Verão, uma nortada deste tipo é impossível naqueles mares.
Parece claro que Dias, cansado de bolinar em face dos ventos do Sul, afastou-se deliberadamente da costa e, chegando aos “ roaring forties” (ventos rugidores, na latitude 40º Sul, apanhou uma tempestade de Oeste.
Os pilotos navegaram então para Leste e não encontraram terra.

Sem saber, tinham dobrado a África.

Mudaram a trajectória para Norte e deram com terra na foz dum rio, em cujas margens se encontravam manadas de gado guardadas por “Vaqueiros”. 

Segundo as escreveu Manoel de Mesquita Perestrelo no ano de 1575 por mandado del-Rei , costeando a dita costa numa surta ou susta pequena.

Cabo das Vacas. Está em altura de 34 graus e um terço, corre com o de S. Braz ao Nordeste quarta de Leste, e  na derrota cinco léguas. Indo correndo a costa , vêem que tem este Cabo uma ponta delgada, que esgota no mar, e um monte com um recife ao pé, o qual parece um ilhéu de longe , mas de perto logo parece que o não é, e deste monte para Oeste fica o Rio Formoso como uma légua. 
Ao longo deste Cabo fica  a baía das Vacas da parte de Leste, terá uma légua e meia, é bom porto de ponentes: abriga do Sul até o Norte pela parte de Oeste. Quem nele houver de entrar, guardar-se-á somente do que vir, e surgirá das oito até as nove braças. Ali estiveram naus grandes no principio da navegação da índia , e foi onde mataram João de Queirós com quase toda a sua companhia no ano de 1505 na Armada de Pêro de Ataíde, por se meter pela terra dentro a tomar gado pela força. 
A ponta de Leste desta baía tem umas baixas ao pé , e saindo dela , vai a costa metendo para o Norte muito delgada ao longo do mar, e fazendo arco até onde estão umas barreiras ruivas, e dali engrossa  cada vez mais para o Cabo de S. Braz.
fish river, rio das vacas

cabo da vaca

cabo do Calhão, chamado de Cabo da Vaca
 
Não encontrando sítio para desembarcar, os navegadores continuaram para Leste e, depois de passar uma escarpa, entraram numa baía que, sendo 3 de Fevereiro de 1488, Dias baptizou Baía de São Brás.

Cabo de S. Brás. Está  em altura de 34 graus  e um quinto, dista com o Cabo Talhado a Leste quarta do Nordeste: haverá na derrota 18 léguas. Para se conhecer  é  indo por fora do mar na rota duma terra aí Tentada, que esgota em duas pontas, distantes uma da outra, como cinco léguas, a da parte de Oeste é muito delgada ao longo do mar,  acaba na entrada da baía das Vacas , de que já tratei , e a do Leste é o Cabo de S. Brás, no qual se  faz um rochedo grosso,  e talhado com um sombreiro em cima , e umas barreiras ruivas na ponta ; ao pé dele estão umas baixas, e uma pedra cercada de água. Quando este  Cabo demorar ao Nordeste, faz sobre uma planície, ou chã com algumas manchas brancas , e outras terras , que parecem terras lavradas: as terras do sertão são altas, e espinhosas, e há nelas três picos muito conhecidos : um, que está defronte do Cabo das Vacas, de que atrás fiz menção; e outro ao Noroeste quase do Cabo de S. Brás, que parece pavilhão armado, e para o Nordeste outro mais alto, que tem a ponta derribada para aparte de Leste, e entre uns, e outros há montes agudos na mesma altura.

Aguada de S. Brás. Ao longo do dito Cabo está a Aguada de S. Brás para a parte de Leste. Terá esta baía de boca três léguas, ou mais: é emparcelado com seis , sete braças até junto da terra , é de fundo muito limpo, e  abrigada desde o Sueste até o Nordeste pela parte de Oeste. Saindo desta baía para Leste faz a costa uma maneira de enseada com algumas dunas de areia ao longo do mar,  e além dela está uma terra não muito grossa , aí tentada por cima, e talhada a pique, toda de barreiras vermelhas pela praia, que duram até seis léguas da Aguada, e no acabamento faz hum canto quadrado com uma pedra ao pé cercada de água, e ao longo dele corre um rio pequeno. Dali para Leste é a terra muito delgada, toda pela praia de barreiras brancas com algumas poucas vermelhas, pegado com a qual está hum ilhéu, que senão se conhece, não de muito perto , e daqui vai a terra engrossa tanto de cada vez mais até uma ponta de areia branca, que quando demora ao Norte, faz três dunas juntas com regos entre eles, que dividem uns dos outros, dunas, a duna do meio é mais grossa, e tem no alto uma mancha de mato , e desce mais à praia , que os outros dois, meia légua deles está uma ponta delgada com mamas, a qual tem em frente uma baixa, que sai  ao mar um tiro de falcão, e assim  vai correndo a costa como duas léguas, e no cabo delas estão dois morros grossos um junto do outro , e entre eles fica uma aberta , ou enseada pequena , que dista a quatro , ou cinco léguas do Cabo Talhado.
baía do desembarque da guarnição de Bartolomeu Dias em "Mossel bay"

Mais tarde os Holandeses deram-lhe o nome de Mossel Bay, Baía dos Mexilhões.
Os Portugueses desembarcaram e abasteceram-se de água fresca.
segundo a tradição a aguada efectuada pela guarnição de Bartolomeu Dias em Mossel Bay, baía de São Brás


monumento a Bartolomeu Dias em Mossel Bay

Viram vários indígenas, que no século dezassete se conheceram pelo nome de hotentotes.
Não há qualquer descrição deste povo feito por Dias, mas um membro da expedição de Vasco da Gama, que lançou ferro na baía dez anos mais tarde, descreveu os homens como morenos, vestidos com mantos de peles, com braceletes de marfim e levando na mão um enxota-moscas.
Tocavam instrumentos musicais de sopro e possuíam rebanhos de ovelhas com grandes rabos, bem como manadas de gado.



Árvore do correio em Mossel Bay

Os bois, os maiores dos quais levavam selas feitas de junco, eram grandes, gordos e muito mansos, o que faz lembrar aos Portugueses os bois do Alentejo.
Mas, Dias não conseguiu aproximar-se deste povo, que recusou os presentes que lhes ofereceu.
monumento em Mossel Bay em homenagem a Bartolomeu Dias

Um dia, os indígenas apedrejaram alguns marinheiros que tinham ido buscar água; Dias, pegou numa besta e matou um dos atacantes.
réplica caravela Bartolomeu Dias no museu em Mossel Bay

A costa, uma alta e recortada serra que os hotentotes chamavam Tsitsikama, fez lembrar aos Portugueses a serra mais alta de Portugal e deram-lhe o nome de Serra da Estrela.
À outra ponta deram o nome de Pescaria, devido à grande quantidade de peixe que apanharam; é provavelmente Gericke Point de hoje.
 Gericke Point
Wilderness, Knysna

Os vigias viram Laço Çarrado, que seria um dos Wilderness Lakes ou Knysna.
cape Seal (talhado) e Plettenberg bay (Alagoas)

cape Seal
O penhasco, Cabo Talhado dos velhos mapas, ficou com o nome de Cape Seal.

Cabo Talhado. está em altura de 34 graus corre-se com o Cabo das BaixasLeste Oeste, haverá na derrota sete léguas. Sua conhecença é ser uma ponta não mui alta, e assim da parte de Leste, como da de Oeste parece uma Ilha , em razão de fsr a terra de entre ela , e a costa tão delgada por comprimento de um tiro de espingarda , que se não enxerga senão de muito perto. Tem este Cabo uma barreira ruiva , e uma baixa , que sobe ao mar um quarto de légua , e da banda de Oeste pegado com ele está um ilhéu: o sertão não tem coisa de que se possa fazer memória, porque tudo são serranias muito altas ;somente para Lés-nordeste sete léguas está um pico entre outros , que quem estiver como dez léguas ao mar deste Cabo, parecer-lhe-à pavilhão, ou palheiro dos do campo de Santarém. Este é o mais alto monte , que tem por esta paragem esta cesta. Ao longo deste Cabo da parte de Leste está uma baía grande , a que pus nome de Santa Catarina. É bom porto para descansar, a sua conhecença é a que fica dita no capitulo acima.
Plettenberg bay (Alagoas)

À baía além deste Cabo, Plettenberg Bay de hoje, Dias deu o nome de Baía das Alagoas.

O Cabo das Baixas está em altura de 34 graus. Corre-se com a Baía Formosa Lés nordeste Oés Sudoefte,  na derrota 1o léguas. Sua conhecença é ser uma ponta grossa, e preta, talhada a pique ao mar, e quem vem de Leste lhe parecerá de longe que é ilhéu ; tem no outro uma ilha de terra branca , que sobe da praia para o alto, e tem umas  baixas ao arredor , que sobem ao mar como meia légua , e da banda de Leste está uma enseada , que faz mostra de ter a colheita , porém é pequena, e de pouco abrigo, a qual da mesma parte acaba em outra ponta de dunas grandes de areia ; mas a melhor conhecença deste Cabo é o pico, de que atrás fiz menção, que está quase Norte Sul com ele, e dele para o Nordeste estão cinco mamas muito bem feitas sobre a  serra, e dali vai engrossando a costa com algumas barreiras brancas , e vermelhas pela praia até um rio , que está quatro léguas da Ponta Delgada.
cape Stº Francis (ponta das Queimadas), St Francis Bay (golfo Vaqueiros/ Pastores)

Cape Stº Francis

Os incêndios que lavravam na altura levaram Dias a chamar ao actual Cape Stº. Francis a Ponta das Queimadas.
À baía a Leste chamaram o Golfo dos Vaqueiros ou Pastores.
costa para Leste de  Stº Francis bay

Dias, deu o nome de Cabo de Roca ao actual Cape Recife

No mapa dito de Cantino de 1502 , ao actual cape Recife (porto Elizabeth) vem o nome de "C: do aRecifie" e à baía a Leste " baía da Roca"

O Cabo do Arrecife está em altura de 33 graus, e um terço: corre-se com as pontas do Padrão quaíí Lés nordeste Oés sudoeste : haverá na derrota 15: léguas. Sua conhecença é ser uma ponta grossa, e com uma restinga de penedia, e uns ilhéus pequenos ao redor de íi Distante deles um tiro de besta estão umas pedras, em que quebra o mar, e da parte do Poente tem uma mesa de areia , e na ribeira uns penedos, que parecem ilhéus, mas não o são, e deles para o Cabo está um baixo perto da terra , e pelo sertão vai um pedaço de serra alta , e espinhosa com mamoas , mas apartada da que fica atrás sobre a baía  de S. Francisco. Nem desta para o Levante se vê outra, porque dali por diante toda a terra do sertão é feita em lombadas , e montes já  tem alguns pedaços de ferra , são muito diferentes dos outros.
Cape Recife, vista para Leste

Cape Recife, vista para Oeste

A baía a seguir recebeu o nome de Baía da Lagoa, que alguns séculos mais tarde ficou conhecida como Algoa Bay.
As caravelas lançaram ferro a sotavento de três ilhéus, onde ergueram uma cruz de madeira e celebraram missa. Chamaram-lhe Ilhéu da Cruz.

Baía da Lagoa , e ilhéus da Cruz , e Chãos. Ao longo deste Cabo da parte do Leste está uma grande enfeada , e desabrigada , que se chama da Lagoa , posto que eu antes lhe chamara dos Lobos pelos muitos, que nela achei: terá de boca 10, ou 12 léguas. Quem estiver dentro verá no sertão a serra, que atrás disse, e para o Sul um pico com 4, ou 5 montes pequenos: da banda do Poente tem quatro Ilhéus, que o chamam da Cruz , um deles maior que os três, ao redor do qual se pose abrigar qualquer nau com todo o tempo, por que é limpo com 12 , e 13 braças de fundo de areia : correm-se Leste Oeste com outros dois, que estão da parte do Levante chamados Chãos , porque são tão rasos , que se não conhecem de mais de duas léguas , os quais jazem ao longo da costa , e tem uma baixa apartada meia légua para o Sudoeste. Toda a terra entre estes Ilhéus , e os da terra atrás é pela praia dunas grandes de areia com manchas de mato, e por  ser tão lombadas de terra preta com muitos montinhos, e dali para o Nordeste sobe uma ponta a Leste , e quarta de Nordeste Sudoeste, que esgota no mar muito delgada, com grandes areais pela ribeira entre rochedos de nódoas pretas de mato , e no acabamento está hum monte , que da banda do sertão é talhado a pique com uma degolada no meio, e adiante dele meia légua  outro , e no vale , que faz entre ambos estão umas árvores , que parecem pinheiros , e são as primeiras , que vi ao longo do mar, desde o Cabo das Agulhas até ali. Pela paragem deles ilhéus 7, e 8 léguas ao mar está uma parcela, que tem de fundo 35 braças , e dele para a terra é mais alto , e a duas, e três léguas dele  78 braças com fundo de areia miúda, e em alguns lugares vasa.
.
Ilhéu da Cruz

Outros marinheiros desembarcaram em terra, onde deixaram a última negra (uma já tinha morrido), perto de duas mulheres que recolhiam mariscos.
Foi ali, segundo Barros, que as tripulações exigiram que a expedição voltasse a Portugal, pois escasseavam os mantimentos, os homens sofriam de falta de vitaminas e estavam cansados, fartos de bolinar contra ventos desfavoráveis
Dias convocou uma reunião em que os capitães, contra-mestres, pilotos e imediatos argumentaram que a expedição devia regressar.
Dias, convenceu-os a continuar durante mais dois ou três dias.
 Birds Islands, (Ilhéus Chãos) vista para Oeste

Continuando a viagem, as caravelas navegaram entre a costa e o que os marinheiros chamaram os Ilhéus Chãos, agora conhecidos como Bird Islands, e alcançaram a foz dum rio, provavelmente  o Heiskama, onde João Infante foi o primeiro a desembarcar

O Rio do Infante está em altura de 32 graus e meio. Sua conhecença é fazer no sertão um rochedo alto, talhado a pique de ambas as bandas, e assim vem ter ao mar, e por cima dele entre outro mato há algumas árvores grandes: a barra é alta, mas não para naus da carreira: corre-se Noroeste Sueste; da parte do Sueste tem hum recife de pedra, que lança umas baixas ao mar um tiro de besta, e ali foi onde varámos com a nau São S. Bento o ano de 1554, em que vinha Fernão de Alvares Cabral por Capitão mor da Armada. Da parte do Nordeste é a praia de areia, e o sertão de montes com arvoredo. Adiante deste rio oito léguas está outro pequeno para navios, chamado de S. Cristóvão, que também vem ter ao mar por rochedos altos , perto deles estão três ilhéus junto da terra, dois agudos, e juntos, o outro é raso, e afastado, na paragem dos quais quatro, e cinco léguas da terra não há mais que 40 para 50 braças com o fundo de areia grossa , e ruiva , e em lugares pedra
Heiskama rivers (rio Infante) ?

Provavelmente devido à falta de pontos altos, decidiram não erguer um marco naquele sítio.
Penedo das Fontes,  Kwaaihoek

padrão  S. Gregório original, reconstruído

Vista aérea de Kwaaihoek

Ergueram então um no primeiro sítio apropriado, perto do que os Portugueses chamaram Penedo das Fontes, hoje Kwaaihoek, que se situa a sete quilómetros de Bashman’ s River.

AS Pontas do Padrão estão quatro léguas dos Ilhéus Chãos para o Levante em altura de 33 graus correm-se com a primeira terra do Natal Nordeste Sudoeste , haverá na derrota 25- léguas. Sua conhecença é serem duas pontas juntas de areia , talhadas a pique no mar com mato raso por cima : ao pé tem um ilhéu pequeno , que será do tamanho de uma caravela , e ali deve ser o lugar , onde esteve o Padrão chamado S. Gregório , que pôs Bartolomeu Dias , quando foi descobrir aquela costa por mandado del-Rei D.João o Segundo , porque se escreve, que o deixou posto em um ilhéu, entre os ilhéus Chãos, e o Rio do Infante, na qual paragem o não haja, e por isso lhe pôs este nome. Uma légua destas pontas para o Nordeste faz a costa outra também coberta de mato, e além dela nas lombadas está uma courela de verdura diferenciada da outra, que  ao redor, a qual desce do alto direito ao mar, onde estão umas baixas junto. da terra; e passando dali, aparece só uma árvore grande, e copada sobre a cumeada, e nas lombadas do sertão entre elas , e o mar estão umas malhas brancas , e para o Levante toda a terra pela ribeira é de dunas  dunas de areia , e pelo sertão de lombadas assentadas com manchas verdes de pradarias, e algumas árvores grandes, que parecem azinheiras , e antes de chegar ao Rio do Infante 8 léguas se descobrem na praia algumas abertas de ribeiros, e adiante 3 léguas estão umas ribeiras , ao pé das quais está o penedo , que se chama das Fontes, o qual é uma pedra com degolada no meio, que parece ilhéu, mas não é , e toda a terra por cima dele é muito verde com algumas árvores espalhadas.
réplica  padrão São Gregório, Kwaaihoek, Penedo das Fontes,África do Sul

Kwaaihoek vista para Oeste 

Kwaaihoek vista para Leste 

Como o padrão foi dedicado a São Gregório, supõe-se que foi erguido a 12 de Março de 1488.

Iniciou-se então a viagem de regresso.

As caravelas voltaram à Baía de São Brás, onde os Portugueses esperavam abastecer-se de água potável, lenha e carne. Teriam navegado perto da costa a partir do Rio dos Vaqueiros.
Deram o nome do incansável João Infante ao cabo que hoje é conhecido como Cape Infanta, o que significa que as caravelas ancoraram perto da foz do actual “River Bree”, que Dias, baptizou de Nazaré.

Rio Formoso. Antes de chegar ao Cabo das Vacas está o Rio Formoso cousa de uma légua, e da banda de Leste faz uma ponta delgada, que faz-se mais ao mar, que a de Oeste : tem uma malha branca pequena ao longo do mar. A este rio tiram as águas muito para dentro da enseada.

A Baía de S. Sebastião está para Leste do Cabo do Infante, e tem de boca três léguas : abriga do Sueste pela parte do Poente até qual Lés-Nordeste , dentro é emparcelado. O fundo é de 9 braças, limpo, e de boa visibilidade. Tem três ribeiras, a derradeira tem boa água, posto que a desembarque é trabalhoso com os ventos Levantes. Querendo entrar nesta baía, cheguem-e à ponta do Cabo e da-se resguardo a uma baixa , que está dele para o mar distância de um tiro de Facão, e entre ela , e a terra se pôde fundear com qualquer navio ; e dá-se também resguardo a outra ponta, que se vir adiante, porque tem um recife, que até  ao mar um tiro de besta, e é tudo cujo, mas a mais paragem limpa, e se pode fugir nas braças acima das ditas. Desta baía  para Leste se faz uma terra grossa Talhada a pique para o mar, terá de comprido cinco para seis léguas com barreiras brancas, e ruivas, umas deitadas para o alto, e outras assim como a costa se corre * e adiante esta a outra terra não tão grossa com outras barreiras todas brancas da mesma feição,  daqui vai adelgaçando a costa cada vez mais até o Cabo das Vacas.
foz do rio Bree Mouth e o cabo Infanta

O Cabo do Infante está em altura de 34 graus e 30 minutos: corre-se com o das Vacas de Leste Oeste, e toma da quarta de Nordeste Sudoeste: está  na derrota 15 léguas. Este Cabo é uma terra alta, e redonda assentada por cima, com um focinho no mar, que de longe parece Ilha. Está metido-entre dois morros, que também parecem ilhéu. Por esta paragem 6 até 7 léguas ao mar se acharão 60 , e 70 braças , e o fundo é areia miúda.

Esta baía tem o nome de Golfo de Coberti no mapa “Cantino”, coberto significando abrigado.
Pode ser que a tivessem chamado assim devido ao facto de ter dado abrigo contra os ventos de Noroeste, que podiam ter começado a soprar mais cedo naquele ano.
Lançaram ferro numa baía que é indicada no mapa Cantino como o Golfo das Agulhas, a actual “Struis Bay”, que fica a cinco quilómetros do Cabo Agulhas. Aqui, os pilotos descobriram que não existia qualquer variação magnética.
cabo e baía das Agulhas (cabo S. Brandão e golfo das Agulhas)

 Heuningnes river

Ao Cabo Agulhas, Dias deu o nome de Cabo de São Brandão.
Agulhas , extremo Sul de África, em que o pólo Norte magnético coincide o pólo Norte Geográfico

O dia deste santo celebra-se a 16 de Maio e parece estranho que a viagem do regresso fosse tão morosa.
É possível que as caravelas ficassem retidas bastante tempo, ou no Golfo Coberto, ou no Golfo das Agulhas, a fim de serem reparadas dos estragos provocados pelas tempestades.

O Cabo das Agulhas está em altura de 35 graus. escassos : corre-se com o do Infante ao Nordeste quarta de Leste :'  na derrota 14 léguas. Tem este Cabo das Agulhas por conhecença ser terra delgada , e parda , e acaba em duas pontas delgadas , a da parte de Leste é mais delgada , que a outra : haverá de uma ponta a outra quatro léguas , e correm-se ambas quase Leste Oeste, e a costa de entre elas sobre o mar é feita em lombadas, e tem por cima uma  malha branca com uma rodela de arvoredo , e pelo sertão vão lombadas de terras*

Aparentemente, Dias não se apercebeu que o Cabo de São Brandão era o ponto mais meridional da África, pois o mapa de Martellus e outros mapas primitivos, indicam o Cabo da Boa Esperança como tal ponto.

Cabo Falso. Desta enfeada para Leste está outra enfeada pequena, e além dela está o Cabo Falso , que é um morro grosso com um sombreiro em cima muito semelhante ao Cabo de Boa Esperança. E logo para Leste deste Cabo se faz outra enseada pequena , e sem abrigo , e daqui para o Cabo das Agulhas vai a terra sendo mais delgada , cem montinhos ao longo do mar.

A actual Falsa Baía False Bay recebeu o bem elucidativo nome do Golfo dentro das Serras, enquanto Dias chamou Cabo da Boa Esperança ao promontório que ficava a Oeste desta baía.
cabo  Boa Esperança

Como o Cabo da Boa Esperança era muito proeminente e Dias estava convencido de que era o ponto mais meridional do continente africano, obviamente teria tentado erguer lá um padrão.

Se Dias assim fez é provável que fosse dedicado a São Filipe, mas nunca foi encontrado no Cabo qualquer vestígio dum padrão.

O Cabo de Boa Esperança está em altura de 34 graus. e meio : corre-se com o das Agulhas a Leste quarta de Sueste, tomando de Lés-Sueste :  na derrota 28 léguas. Tem este Cabo por conhecença da banda de Oeste um morro grande, que parece Ilha, deitando com ele Nordeste Sudoeste. E sobre este morro da parte de Leste está uma serra grossa, que é corre de Norte Sul com muitos picos, e uma degolada (grande  entrada) no meio, e adiante dela um monte comprido, e assentado  por cima como mesa, e dele para o Cabo é a terra mais delgada com quatro, ou cinco picos, uns maiores , que outros. Ao longo deste Cabo da banda de Leste está uma grande enseada , que terá de largo na boca cinco léguas , e da parte de Oeste estão dois morros junto ao mar , que parecem Ilhas. É esta enseada toda cercada de rochedo a pique talhado até o mar.
cabo Boa Esperança

O dia de São Filipe é a 6 de Junho, donde se conclui que, ou navegaram contra ventos desfavoráveis, ou foram forçados a abrigar-se das tempestades, ou houve um infortúnio qualquer.
Nos mapas primitivos, o primeiro ponto a Norte do Cabo da Boa Esperança é o escarpado Porto Fragoso, mais tarde chamado Hout Bay.
 Cape Town, cidade do Cabo
Com ventos em popa, Dias passou Table Bay sem a ver e, durante a noite, passou também a entrada da baía que os Holandeses viriam a chamar Saldanha e a ponta ocidental da Baía de Santa Helena.
baía de Stª Helena, monumento a  Vasco da Gama

Depois teve de navegar contra ventos de Noroeste e parece que foi só no dia 24 de Julho de 1488, dado que a chamou “Golfo de Santiago Zebedeu”, que chegou à baía que hoje tem o nome de Luderitz.
réplica padrão São Tiago Zebedeu - baía de Luderitz, angra das Voltas?

Angra Pequena ou Angra de São Cristóvão, situa-se na costa da Namíbia, na actual cidade de Lüderitz. O primeiro Europeu a chegar a estas paragens foi Bartolomeu Dias, no dia 24 de Julho de 1488, no regresso da descoberta do Cabo da Boa Esperança.
O navegador colocou ali um padrão, que resistiu até ao início do séc. XIX quando, já em pedaços, foi levado para museus da África do Sul e de Portugal. Até ao início do séc. XX, em quase todos os mapas, o local foi chamado de Angra Pequena. Em 1988, no 500º aniversário da viagem de Dias, o Governo da Namíbia construiu uma réplica do padrão no local onde o original tinha sido colocado.
Continuando a viagem de regresso, escalou a  "Angra das Aldeias",Tombua, Porto Alexandre, Angola onde deixara a naveta de mantimentos, havia nove meses.
  perspectiva da viagem de Bartolomeu Dias reconstituída por autor anónimo 

Dos nove homens que tinham deixado na naveta, só três ainda estavam vivos e um deles morreu ao ver os seus companheiros de novo.
 perspectiva da viagem da guarnição do navegador  Bartolomeu Dias reconstituição de autor anónimo 

O resto dos mantimentos foram transferidos para as caravelas e a naveta foi queimada.
Dias fez escala na foz do rio Zaire ou Congo, onde embarcou embaixadores do rei do Congo para Portugal, tendo seguido depois para a ilha do Príncipe, onde recolheu Pacheco Pereira, cujas explorações à volta do golfo do Biafra tinham terminado devido a doença e naufrágio.
As caravelas chegaram bem a Portugal a 16 de Dezembro de 1488.

Dias, não encontrou o Prestes João, nem chegou ao Oriente, mas abriu o caminho.
A costa desde as Ilhas Chãos até ao Rio Infante estende-se indubitavelmente para Nordeste e a água do mar, que era muito mais quente do que aquela perto dos cabos mais a Oeste, só podia vir das latitudes tropicais.
Sem dúvida, tinha dobrado a África e aberto o caminho marítimo para a Índia.
Estava desfeito o mito do “mar que fervia” na região equatorial, desenhado o Golfo da Guiné e, muito mais importante, confirmada a passagem entre o oceano Atlântico e o oceano Índico. Com o périplo da África garantido pela viagem de Bartolomeu Dias em 1487-88, os portugueses estabeleciam o acesso, pelo oceano Atlântico, às fontes das especiarias.

Bartolomeu Dias dobra o Cabo da Boa Esperança: 

Mário Crespo e Eric Exelson na rota  da guarnição do navegador Bartolomeu Dias

"Esta terra faz de si montes delgados e jaz no sertão Norte Sul e toda esta serra é grossa no cabo dela faz quatro ou cinco montes dos pequenos". 
Foi assim que João de Lisboa em 1514 descrevia o cabo da Boa Esperança, 26 anos depois da guarnição do  navegador Bartolomeu  Dias o ter dobrado.
rota da guarnição de Bartolomeu Dias  segundo Erc Exelson

Não existe, infelizmente, nenhum registo contemporâneo da viagem da guarnição de Bartolomeu Dias. Nenhum diário de bordo, nem nenhum mapa traçado por Dias chegou aos nossos dias.
O único registo de certos pormenores existente, é a crónica de João de Barros.
Barros, era de opinião que, quando a guarnição do navegador Bartolomeu Dias chegou a um local a que chamou “Serra dos Reis”, 06 de Janeiro de 1488” que  é a Sul do rio Orange, ficou retida devido ao mau tempo durante cinco dias!
rota da guarnição de Bartolomeu Dias por Erc Exelson

Barros afirma que, a guarnição de Dias rumou para o mar alto e foi arrastado pelos ventos durante 13 dias.
É evidente que a guarnição ficou retida pelos ventos predominantes de Sul. Não conseguiu avançar contra o vento.
Recentemente, há a vantagem de poder estudar a direcção dos ventos no “ South African Sailing Directions” e possui-se números precisos da foz do rio Orange.
Sabe-se que, no mês de Janeiro , os ventos costumam soprar apenas a 1%.
Estatisticamente era impossível.
Repetem indefinidamente nos livros de estudo o disparate de afirmar que a guarnição de Bartolomeu Dias foi arrastada por fortes ventos de Norte durante 13 dias.
Afastou-se da costa a bordejá-la duramente, durante uns 5 dias e rumou  para Sul  e Sudoeste.
Passados 13 dias à velocidade de  2,5 nós, a guarnição foi ter à uma latitude de 38,5 ou 39 graus Sul.
A essa latitude mais uma vez graças ao número do “South African Sailing Directions”,  a guarnição encontrou ventos de Oeste que a ajudou a mudar de rota. 
Segundo Barros não tendo avistado sinais de terra, mudou de rumo para Oriente, e durante uns dias navegou para Oriente.
Foi então que apanhou com vento pela popa, por vezes vento demasiado forte, e foi obrigada a rizar a vela, quando se apercebeu indícios de tempestade!
rota da Guarnição de Bartolomeu Dias por Eric Exelson

Barros afirma  que a guarnição deparou-se  com o Mar Frio. Um clima extremamente frio. 
Não vem num mapa moderno, mas num velho mapa, assinala iceberg a uns 38 graus e a guarnição desceu além da latitude de 32 graus . Atingiu uma latitude onde tinham sido avistados icebergs.
Passado 6 dias, a guarnição atingiu essa latitude e deparando-se com um forte vento de Ocidente , atingindo por vezes a força de uma tempestade! 
É frequente o vento mudar ? É natural. 
Nessa altura do ano, em Janeiro, os ventos predominantes são os de Oeste. Ventos de Noroeste , Oeste e Sudoeste são também  predominantes em Janeiro. 
Mas para Sul , a uma latitude de 36 graus, a guarnição deparou-se com vento favorável, por vezes demasiado favorável,  obrigado a reduzir o pano.
Navegando a 4,5 nós durante 6 dias foi dar a uma longitude (que ele não tinha , é claro, meios de calcular) que devia ser o Sul onde hoje é Mosselbaai ou Mossel Bay.
Em seguida, segundo Barros a guarnição rumou para Norte e ao passar pelos baixios das Agulhas, foi apanhado pela “corrente das Agulhas” tendo sido arrastada para Oeste, onde  avistou terra com facilidade num sítio em que Barros afirma que a guarnição  viu terra, num local onde havia gado e pastores!
Os primeiros mapas, a carta de Martellus, traçada por volta de 1489 e a carta dito de Cantino traçada em 1502 assinalam um cabo nesse local chamado “ Cabo da Vaca”, hoje cabo do Canhão.
rota da Guarnição de Bartolomeu Dias por Eric Exelson

margem direita foz  fish river, (rio dos vaqueiros)  cape Canon ou Vaca , vista para Leste 

cabo Canhão ou Cabo da Vaca, vista para Oeste

Começa aqui a bordejar a costa perto do cabo Canhão à procura de um porto de abrigo que viria a surgir mais a Norte! 

Identifica-mo-la pela carta moderna das descrições  de João de Lisboa: para Norte um cabo que se adelga com recortes nas falésias. Dunas duma côr avermelhada  que mudam de côr rapidamente com o pôr do Sol em África.

cabo Canhão ou Cabo das Vacas, vista para Oeste

rota da guarnição de Bartolomeu Dias, cape Canon 

É historicamente irrefutável de que a última fase da viagem da guarnição de Bartolomeu Dias começa aqui. 
De resto a descrição de João de Lisboa desta parte da costa assenta com notável exactidão tal a vemos  como ela é!
rota da guarnição de Bartolomeu Dias por Eric Exelson

Fonte:
Cabo das Tormentas 1488, de Luís Duarte  Lopes


A 27 de Junho de 1538, D. João de Castro chega ao Cabo das Agulhas vindo de Poente, e no seu Roteiro de Lisboa a Goa ,relata desta forma:

Este cabo das agulhas he o lugar onde ao pilotos tem por máxima que as suas agulhas lhe não varião cousa alguma, mas ferem directamente nos verdadeiros polos do mundo, e da qui veo chamarem a este promontorio cabo das agulhas, significando não fazerem já aqui nenhuma differença. 

O topónimo «das Agulhas» surge pela primeira vez no planisfério dito de Cantino, de 1502.
Os únicos navegadores que por ali passaram antes da construção do planisfério foram:: Bartolomeu Dias em Junho de 1488, Vasco da Gama em Dezembro de 1497, Pedro Álvares Cabral em Maio de1500 e João da Nova em 1501.

Bartolomeu Dias, foi o primeiro navegador a passar por esse lugar, (cabo  da Agulhas), no retorno da viagem!. Verificou que nesse cabo  ou nas suas imediações,  o desvio das agulhas da bússola é nulo.

Foi então que o cabo ficou referenciado  para a posteridade como o “Cabo das Agulhas)”.
Cabo das Agulhas 

É importante  dizer na altura  “as agulhas da bússola”, no actual “ Cabo das Agulhas) (estavam fixas nos pólos).

Depois de passar a Serra dos Reis, a 06JAN1488 actual montanha de Matsikama, latitude 31º Sul, a guarnição de Bartolomeu Dias, cansada de bolinar em face de ventos do Sul, afastou-se deliberadamente da costa.

As caravelas navegaram para Sudoeste durante treze dias, com ventos em popa (ré) apenas metade das velas içadas, através de mares frios e tempestuosos  chegando aos “ roaring forties”, ventos rugidores, da latitude 40º Sul

A esta latitude (40º Sul), a frota apanhou uma tempestade vinda de Oeste.

Porém, os pilotos decidem navegar para Leste na convicção de alcançar   terra.

Não encontrando terra aproximadamente à longitude  da actual  de Fish Bay ou Mossel Bay, (34º 17´latitude Sul), a frota mudou a trajectória para Norte, nas condições de ter o Sol a culminar na sua proa, durante 4 dias e  percorrido 100 léguas aproximadas!

Deram com terra na foz dum rio, em cujas margens se encontravam manadas de gado guardadas por vaqueiros, actual cabo do Canhão, baptizado  de “cabo da Vaca ou dos Pastores

Não encontrado sítio para desembarcar, a frota zarpou para Nascente (Leste ou Este), e depois de encontrar uma escarpa, entrou numa baía que, sendo 03 de Fevereiro de 1488, Dias baptizou Baía de S. Brás, actual  Fish Bay  ou  Mossel Bay.

Depois de Baía de S. Brás, a guarnição percorreu  toda costa marítima (extremo Sul de África), na direcção do Nascente (Este ou Leste) e  depois para Poente (Oeste ou Ocaso), praticamente durante 4 meses, sempre numa zona costeira de declinação magnética nula ou  próxima disso, reconhecendo e visitando diversos lugares ao longo da mesma.

Nesse período de tempo, a guarnição de Bartolomeu Dias ergueu  dois padrões de pedra calcária, um dedicado a São Gregório, a 12 de Março  e outro a São Filipe a 05 de Junho, calculando a latitude desses lugares onde os mesmos foram implantados.,

Apenas no regresso da viagem é que a guarnição ficou a conhecer o Cabo que  Dias  baptizou de “ Boa Esperança” .

No regresso da viagem de exploração marítima ao longo da costa ocidental africana a guarnição de Bartolomeu Dias, efectuou diversas medições anotando  que as agulhas nesses lugares nordesteavam

Uma das indicações seguras de que Bartolomeu Dias utilizou  o astrolábio na sua viagem, é dada por Cristóvão Colombo (Colon), faz   uma referência explícita,  no seu famoso exemplar, o Imago Mundi de Pierre d’Ailly. Anotou que Bartolomeu Dias,  através do astrolábio  verificou que o Cabo da Boa Esperança estava a 45 graus do Equador. (errado*)

Na carta que D. João II, mandou entregar ao Papa Alexandre VI, por D. Fernando de Almeida  é relatada a descoberta da passagem marítima para o oceano Índico, no qual faz  referência explícita à utilização do Sol e das estrelas na arte de navegar dos portugueses.

(*) - este valor errado que Cristóvão Colombo (Colon) anotou  da latitude, ser de 45 graus Sul, do Cabo da Boa Esperança constitui um dos argumentos secretos da política implementada pelo reino. Os nossos navegadores, transmitiam dados errados da navegação, para confundir a concorrência europeia)

Vigorou durante muito pouco tempo em Portugal essa estratégia do secretismo , tendo cessado muito depois aquando do inicio da carreira das armadas para a Índia.

Numa outra nota escrita por Cristóvão Colombo (Colon), sabe-se  que em 1485, Mestre José, físico e astrólogo de D. João II, viajou para a Guiné para reconhecer a altura do Sol em toda a Guiné”.

Também se sabe que três anos antes da viagem de Bartolomeu Dias,   foi concluído o processo da obtenção da latitude através da altura do Sol na sua culminação. Foi testado e verificado para posterior utilização dos navegadores.

 Presume-se que o navegador, Diogo Cam[Cam]  tenha utilizado ou testado   este processo, antes da grande viagem de Bartolomeu Dias.

O  cálculo da latitude obriga que a altura do Sol obtida na sua culminação pela passagem do meridiano do lugar do observador, fosse obtida  por este método.

A utilização da sombra era o processo mais expedito e associado à bússola, permitia a avaliação do desvio da agulha, caso ele  existisse.

No mar ou em terra, Bartolomeu Dias e os seus pilotos por diversas vezes terão obtido alturas do Sol através do astrolábio, nomeadamente ao proceder à colocação dos padrões.

Ao  detectar o momento em que o Sol atingia a culminação na  passagem meridiana surgiram várias  oportunidades de verificar que a declinação magnética era (genericamente) nula naquela zona. 

Portanto, na conclusão da sua viagem Bartolomeu Dias sabia que a latitude do Cabo da Boa Esperança ficava pelos 35º Sul, e tinha um conhecimento razoável do regime de ventos na mesma região.

Também sabia que do Cabo da Boa Esperança as agulhas estavam fixas nos pólos. Foi  na sua viagem de regresso a Portugal, que Dias atribui o nome de “Agulhas” ao cabo que nas suas observações geograficamente mais se aproximava da linha agónica.
 

A declinação magnética no Cabo da Boa Esperança em 1500

Como já dissemos, a construção de projecções para os valores da declinação magnética no século XVI (e para séculos anteriores) é um exercício muito pouco fiável pois estas projecções são maioritariamente obtidas através de extrapolações a partir de dados que se conhecem do século XVII (primeiro século onde existem registos consistentes).

Dos modelos que aqui apresentamos (um para 1500, um para 1550 e outro para 1590) e da informação recolhida na época, podemos concluir, com elevado grau de certeza, que a declinação magnética no Cabo da Boa Esperança por volta de 1500 seria nula ou muito reduzida, sendo ainda mais acentuada essa tendência para latitudes mais a sul do Cabo da Boa Esperança.

Outra conclusão relativamente segura é que a linha de variação nula, a agónica, deslocava-se para Oeste com a passagem do tempo. 
Por outro lado, a declinação magnética no Atlântico Sul, pela latitude do Cabo da Boa Esperança, era muito significativa, podendo atingir (e ultrapassar) os 20º Leste.

Ora sabemos que:

Rumo Verdadeiro = Rumo Magnético + declinação (- W / + E)
Assim, quando se navegava para Leste, na realidade o rumo verdadeiro era:
Rumo Verdadeiro = 090 + declinação (+ 20º Leste) = 110º

Daqui se conclui que se navegava para Sul quando se pretendia navegar em latitude, e esse facto só poderia ser detectado pelos pilotos caso, ao longo  dos dias, fossem sucessivamente obtendo a latitude através da passagem meridiana do Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário