original do padrão do cabo Negro na Sociedade de
Geografia em Lisboa, assente pela guarnição de Diogo Caão[Cam], a 18 de Janeiro de
1486, no cabo Negro - Angola, latitude 15º40' Sul e longitude 11º55' Este. De notar que a cruz de ferro não é a cruz original. era de pedra calcária como pode ser reconhecida no padrão do Cabo Da Cruz (cape Cross) - Namibia
costa marítima da baía de Moçâmedes à baía de Tômbua e Cabo Negro, Angola
O padrão do cabo Negro, encontra-se em
mau estado de conservação, as inscrições são idênticas ao padrão do cabo da Cruz, Cape
Cross, Namíbia!?. A inscrição gravada, está indecifrável, devido ao seu estado de deterioração! Os vestígios
da inscrição encontram-se no fuste e no capitel. A feição geral e o corpo
superior do padrão aproximam-se ao padrão do cabo da Serra/Cruz (Cape Cross)
fotos dos anos 70 do séc.
XX foto 1ª réplica do padrão do Cabo Negro
Descrição do antigo Padrão
O antigo padrão consta duma coluna
cilíndrica de mármore, sem pedestal, com cerca de dois metros e meio de alto e
oito decímetros de circunferência, e dum paralelepípedo com quarenta e seis
centímetros de altura, em que termina superiormente. A coluna encontra-se partida a pouca distância do paralelepípedo.
cabo Negro - fotos dos anos 50 do séc. XX
vista para Sudeste do cabo Negro, foto
década de 1950
Tem estas duas faces mais largas: -
numa estava gravado, sem a menor dúvida, o brasão nacional, pois ainda se
distingue um traço da coroa; a outra, em que devia ler-se a inscrição,
apresenta uma pedra lascada em toda a altura, a ponto de deixar a descoberto o
embutido da cruz, que não existe, mas que seria idêntica à existente do
Padrão do Cabo da Serra/Cruz, "Cape Cross". As outras duas faces
carecem de inscrições.
baía do Cabo Negro, foto
década de 1950
O governador geral Guilherme Augusto
de Brito Capelo, em 1891 ordenou a substituição
e recolha do padrão original ao Museu Colonial, criado vinte anos antes
e mandado entregar em 1892 à Sociedade de Geografia, pelo ministro Francisco
Joaquim Ferreira do Amaral, em cujo átrio se encontra metido, com os dois
fragmentos ajustados, numa forte tripeça de ferro bronzeado, que o mantém em
posição vertical.
Substituição do padrão do cabo Negro
por uma réplica
réplica do padrão do cabo Negro -
Angola, assente no cabo Negro, Angola em 29 de Janeiro de 1892 cabo Negro - fotos dos anos 50 do séc. XX
Em cumprimento da ordem emitida,
procedeu-se, a 29 de Janeiro do referido ano de 1892, com as formalidades de
uso em tais actos, à deslocação do padrão de cabo Negro e ao consecutivo
alçamento, no mesmo lugar, dum outro réplica, que ficou a substituir o primitivo.
baía
do cabo Negro, fotos do mês de Julho 2003
A substituição ocorreu porque o padrão
original sofreu a erosão natural e também foi alvo de "mutilação por
vândalos.
" A História e a Natureza de mãos
dadas "
Cabo Negro, Angola
cabo Negro, réplica do padrão primitivo
busto do navegador Diogo Cão, esculpido pela mãe natureza no cabo Negro
A História e a Natureza de mãos dadas.
Texto
de: Manuel João de Pimentel Teixeira
“Um facto
inegável que tem ajudado a enriquecer este trabalho é a contribuição que se
recebe da família, de amigos, de e - amigos e de pessoas anónimas.
São os
moçâmedenses que mais têm colaborado.
Reconhecidamente
orgulhosos da sua terra, jamais perdem a oportunidade de dá-la a conhecer. e
está correcto! É quase uma obrigação de quem provém de uma cidade que tem por
seus eternos companheiros, de um lado o mais antigo deserto do mundo, o Deserto
do Namibe, do outro o mar, o Atlântico Sul...
“Um canto da
nossa terra tão desconhecido e com tanta História.”
“A frase faz
parte do relato que me foi feito por Manuel João de Pimentel Teixeira sobre a
sua ida ao Cabo Negro, no Sul de
Angola, Província do Namibe, no passado mês de Julho desse ano (2003).
O que me
contou assim como as fotografias que me enviou do local sensibilizaram-me:
foi-me dado conhecer, ainda que virtualmente, um local que é História.
Chocou-me ver
a destruição a que o símbolo que o Homem lá instalou há mais de 5 séculos tinha
mais uma vez sido objecto.
O símbolo que
não diz respeito somente a Angola e a Portugal. Porque faz parte de feitos que
mudaram o mundo. É, portanto, um símbolo que ultrapassa fronteiras, atravessa o
tempo.
Em Angola, a
terra que nos viu nascer, passados que estão os tempos de ânimos exacerbados,
de lutas fratricidas, deve também ter-se em conta que nem tudo o foi feito
estava errado, nem tudo o que se faz é correcto.
Assim foi e
será sempre porque o Homem não é perfeito. Mas Deus concedeu-lhe a capacidade
de discernir, de se sensibilizar. Se quiser, saberá que, se aproveitar o que
foi/é bom, deixando que a História faça o seu julgamento, o povo será o grande
beneficiado, a nação será engrandecida.
E porque assim
sinto e vejo “as coisas”, querendo partilhar as imagens e a mensagem do Cabo Negro, pedi e obtive a anuência do
autor para aqui reproduzir o que me descreveu. Importa, também, que recordemos
o que a História nos relata sobre este local.
As páginas
finais desta crónica disso darão conta. Basear-me-ei na obra “O Distrito de
Moçâmedes”, da autoria do Dr. Manuel Júlio de Mendonça Torres, edição da
Agência -Geral do Ultramar, Lisboa, 1974 (reprodução fac-similada da edição de
1950).
São dois
volumes e o melhor e mais completo estudo sobre a história do Distrito de
Moçâmedes, hoje Namibe.
Deve, todavia,
ter-se em conta que esse escrito reflecte o pensamento da época, o sentimento
de nação, de patriotismo, de posse de terra. Como já uma vez escrevi, as ideias
e os ideais alteraram-se, a História reescreveu-se. Não pode, todavia,
modificar-se o que foi escrito e que, independentemente dos ideais de cada um,
transmite ensinamentos preciosos. Este símbolo possa um dia ser reconstruído.
Os dois relatos, infelizmente, não se completam, mas é
preciso que se tome conhecimento de ambos. Na esperança de que de acordem
consciências. Para quê!. Porque do Cabo
Negro tem inegavelmente o seu lugar na História da Humanidade!
Visita ao Cabo
Negro no dia 27 de Julho de 2003.
Estava muito cacimbo, a estrada de asfalto molhada e
escorregadia. Uma viagem agradável e serena. O ar limpo e húmido. Pouco vento.
Nas praias que cercam o cabo e nas suas proximidades, tudo vazio, sem vivalma.
Subimos ao Cabo Negro. É uma marca inconfundível.
Visto de longe, a Norte, percorrendo a estrada batida de terra, depois de
deixar o asfalto, na direcção do mar, assemelha-se a um barco de pedra, enorme,
pronto a entrar no oceano, a meio de praias rasas, solitário.
O carro avança com calma, até um ponto a quase 3/4 da
altura das rochas, pela areia. Chegámos. Dirigimo-nos pelo topo, a pé, na
direcção do local do Padrão, bem acima do mar, no pequeno "plateau",
ponto mais elevado, mas sem grandes socalcos. Ao longe, mais a norte, a Rocha
Magalhães, com as salinas que foram as mais produtivas de Angola.
A placa de mármore cravada na rocha de formas
estranhas, que se vê nas fotos, tem cerca de 50 cm altura por 60 cm de largura,
e um corte em forma de ranhura funda como moldura, a dois centímetros das
margens e podia ler-se ainda, mas com dificuldade, mas sempre do lado direito
no fim da primeira linha,
em cima .................. oyses Pinho
no meio, ......................... Sagres.
depois, mais afastada destas linhas, lia-se por baixo,
............ nove
As letras entalhadas, muito esbatidas já. A data
mencionada talvez fosse de - ou por volta de - 1939, 1949 ou mesmo 1959. Será
necessário confirmá-la, possivelmente em relatos escritos sobre alguma
comemoração no local.
Qualquer coisa me diz ser possivelmente uma data
dessas, não sei por que causa histórica, mas parece-me já ter lido algo sobre
isso há muito tempo.....em criança talvez, até relativamente á Mocidade
Portuguesa, á história de Gago Coutinho, ou de qualquer coisa assim.
Creio até que foi Setembro, o mês do meu aniversário.
Seria Dom Moisés Alves de Pinho?? Cardeal, Arcebispo,
creio eu!!!!!! Para lá ir, pode chegar-se com o automóvel (4X4, obviamente),
tirando-se algum ar das câmaras - de - ar dos pneus, de todos igualmente, para
melhor se conduzir na areia, como se faz no deserto, e indo pelo Sul para a
parte mais alta, em declive macio. Depois caminha-se bem a pé, sem qualquer
problema, cerca de 50 metros. Vasculho com os olhos toda a área... Vou-me
aproximando e, como num filme, em zoom, tristemente confirmo o que jamais
imaginei: encontro-me perante o que restou do Padrão de Diogo Cão.
A sua história, todos a conhecemos, devidamente
fundamentada e largamente difundida, para quem se interessa pela História da Humanidade.
O toco, deixado por vândalos da inconsciência e das paixões políticas levadas
ao extremo, nada mais é que a sua base com cerca de 40 cm de lado por cerca de
25 cm de altura até ao chão, aonde se eleva, quebrado de Poente para Nascente,
num ângulo de 50 graus, com 60 cm no ponto mais alto do corte. O tronco do
Cruzeiro tem cerca de 24 cm de diâmetro.
Possivelmente foi construído com algum tipo de
calcário granulado, como aliás se vê no Cabo
Negro, e está muito desgastado pela acção do tempo. Quando me propus
visitar o Cabo Negro, que não conhecia, perguntei a muita gente, dali mesmo e
de Porto Alexandre, se sabiam aonde era a cabeça do Diogo Cam, e ninguém soube
informar-me. Foi a minha teimosia e a certeza de que o que o meu Avô escrevia
era absolutamente EXACTO, que me fez e ao motorista Fernando, de Benguela,
escalar pedras e a falésia, perigosa, e depois, por fim, decidir-me a ir por
baixo, pela praia, até um ponto mais dentro do mar... mas não muito, quando há
baixa-mar (não era baixa-mar na altura).
Teimosamente, dizia a mim próprio: “Se o meu Avô disse
e fotografou como sendo aqui, TEM QUE SER AQUI!” (Há os que, dizendo-se
conhecedores da região, se referem à “Ponta Negra” como se fosse um outro
local, muitíssimo mais a Norte, e a Norte de Moçâmedes!).
Para se ver o "busto de Diogo Cam" ou a "cabeça de Diogo Cão", deve sair-se sempre duas horas antes da
baixa-mar, a partir de Porto Alexandre
- ou Tombua, como erradamente se lhe
designa hoje aquela angra tão bela (o nome usado pelos habitantes do Deserto
para designar a welwitschia mirabilis
é tumbo) - pelo Sul e pela praia
junto do Cabo, até aonde o carro puder ir, o que se faz sem problema, mas
tomando-se sempre as devidas e acima mencionadas precauções, até uma distância
de cerca de cem metros da ponta do cabo.
É claro que é necessário saber-se dirigir em areia,
fugindo sempre das curvas muito apertadas - quanto mais largas melhor, pois
numa curva fechada os pneus sem pressão poderão sair das jantes - e nunca
forçando movimento algum, nem acelerando demais.
Instala-se o carro em ponto relativamente mais alto
que as marcas da maré-alta anterior deixadas na praia, e desloca-se a pé, sem
problemas, e como que em reflexão meditativa, até á base do Cabo Negro junto ao mar, pela praia
molhada, na direcção Sul -Norte.
A chegada às rochas da base é feita sem o mínimo
perigo, até para crianças, - com cuidado para não escorregar ao subir às rochas
baixas - e tem-se a admirável visão que tantos outros antes de nós tiveram,
maravilhados. O meu Avô, há 100 anos, inclusive, aquele apaixonado pelas terras
que adoptou como suas, sem jamais haver regressado "à Metrópole" após
ter vindo para Angola, concluído que teve o seu Curso em Coimbra e no Porto, e
com toda a certeza, deleitado e sentindo-se sublimado também, como Diogo Cão
ter-se-á sentido à 518 anos.
E alguns e poucos mais antes de mim, há menos tempo,
mais recentemente, se é que tal viram. Era perigosa a descida, diziam. Mas há
caminhos mais simples e menos abruptos. É preciso sabê-los. E saber ir em Paz.
Uma rocha única, uma obra natural, desconhecida como
"arte" por África e pelo Mundo. Um ornamento natural para a História
de Angola. Um monumento eterno. É realmente um espectáculo, observar-se tanta
simplicidade e tanta nobreza, trabalho imponente criado pela Mãe Natureza,
esculpindo com o mar, com o vento e com as areias, nas marés calmas ou no mar
irado, um símbolo tão belo, como que elevando o Homem acima do mar e do tempo.
Escrito aos 23 de Agosto de 2003, em Luanda.
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